quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SERVIÇOS DE ALTO-FALANTES

                              Foto: Genivaldo Silva no serviço de Alto Falante, decada de 80.


SERVIÇOS DE ALTO-FALANTES

Na década de 40, precisamente a partir de 1946, instalaram-se dois serviços de alto-falantes em Queimadas.
O primeiro viria a chamar-se Rádio Cultural e o segundo Rádio Rui Barbosa. Ambos tinham os seus programas diários devidamente organizados que constavam basicamente de: crônicas de cunho religioso, de teor literário e político, pensamentos do dia , mensagens espirituais, dedicatórias sociais, troca de recados romântico-amorosos entre jovens, informações variadas de interesse público e particular, manifestações políticas às vezes com caráter de duelos verbais, atividades culturais em geral.
Os locutores usavam pseudônimos e no exercício da locução desenvolveram haabilidades oratórias que vieram a favorecer alguns deles na arte política de falar.
Durante cerca de 10 a 12 anos fez-se sentir a influência social, política, cultural e religiosa desse meio de comunicação na sociedade queimadense, principalmente naquela época de grande efervescência político-partidária, quando as agremiações alí existentes: PTB, PSD e UDN disputavam acirradamente a preferência popular.

Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag.224/225.

Na década de 80, um seviço de auto-falante conhecido como " A Voz do Itapicuru" funcionou com sede na antiga prefeitura, sob o comando do locutor Geni Silva, este prestava serviços sociais à comunidade, apresentava programas musicais, exportivos, dentre outros...

Atualmente a cidade dispôe de um serviço que diariamente exibe musicais e divulga vinhetas comerciais, conhecido popularmente de Pop Som.
Os serviços antigos de auto-falantes foram substituídos pelas atuais Rádios Comunitárias( Queimadas FM e Alternativa FM), que prestam importante papel social e de comunicação à sociedade queimadense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário