quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SÃO MARÇAL

SÃO MARÇAL

Outra festa que tinha um santo como patrono, era a de São Marçal, em 30 de junho. Era uma comemoração liderada pelos jovens e, pelo seu caráter, tendia mais para ser profana do que religiosa.
A primeira festa de São Marçal se realizou em 1936, por iniciativa de Zulmira Lantyer, tendo o primeiro baile acontecido na casa do Sr. Pedro Gonçalves Primo. Tinha características juninas e como tal era caracterizada. Consistia no seguinte: moças, rapazes se apresentavam trajados à moda caipira. Moças com vestidos de chita e os rapazes com camisa de matuto, lenço no pescoço do mesmo padrão do traje feminino e chapéu de palha. À entrada da festa, os rapazes deixavam os seus lenços numa sacola e se enfileiravam de um lado, enquanto as moças se enfileiravam no lado oposto. As moças tiravam o lenço da sacola, cujo dono se comprometia a com ela dançar a primeira música que fosse executada e, com isso criava-se uma oportunidade de início de romance que, às vezes, acontecia.
A fogueira tirada no mato pelas próprias moças, era toda enfeitada com papéis coloridos, nos seus galhos, de onde pendiam laranjas, penduravam-se caixas de segredo, contendo: numa, uma aliança, noutra, um terço, em outra mais, a representação de uma barrica, nas demais, versos prenunciando a sorte e o futuro de quem a tirasse. Ao redor da fogueira, fazia-se uma roda, só de moças, e quando esta caía elas se lançavam para pegar os brindes, à caça da aliança ou, como consolo, dos bilhetes com bons presságios.
Eis os versos introdutórios da festa:

"Ai, ai, ai, São Marçal Milagroso
Não deixe o verão passar
Dai-me um noivo, São Marçal
Dai-me um noivo, São Marçal
dai-me um noivo para me casar"

O texto acima foi escrito no tempo presente, pois, no início da década de 80, quando Nonato Marques o escreveu, ainda existia na cidade a tradicional festa de São Marçal. Como esta não existe mais, este foi transcrito aqui no pretérito, fazendo alusão à tradição que se acabou, e deixou saudades

Nenhum comentário:

Postar um comentário