quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IGREJA BATISTA DE QUEIMADAS

                               Foto: Igreja Batista de Queimadas- Bahia

IGREJA BATISTA DE QUEIMADAS

O ano de 1917 marca o início da implantação do culto batista em Queimadas. Naquela época, um grupo de crentes ( como eram chamados) passou a se reunir na casa da irmã Eliphia M. Alves, geralmente conhecida por Dona Pombinha, agente do correio e esposa do Sr. Propércio Alves. O grupo foi crescendo em número e ardor religiosoa ponto de sentir necessidade de organizar uma congregação, o que foi feito oito anos mais tarde com a criação da " Igreja Batista da Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas, precisamente em 29 de novembro de 1925. No começo a igreja funcionava em casa comum. Foram seus membros fundadores: Eliphia M. Alves, Álvaro Laranjeiras, Jerônimo Dias, Maria Alves, Francisco F. de Lima, Austrialina Teixeira, Nivaldo Laranjeiras, Francina Alves, Diomira Oliveira, Ananias M. Souza, Josepha V. de Souza, Nonata Evangelista, Serapião da Silva, Enedina Simões, Maria Francisca da Silva, Amphilóphio Teixeira, Etélvia Simões.
Foram os seguintes os primeiros pastores que doutrinaram em Queimadas: José Félix, Otonel Oliveira, João Soares da Rocha, Felinto Alves da Costa. O pastor atual (1983) é Edson Gonçalves Farias.
A Igreja batista toma o maior impulso com a chegada à Queimadas das famílias de Maynard José de Souza e Pedro Dias. Foram criadas as igrejas de Jacobina, Itiúba e iniciada uma frente missionária em Conceição do Coité que tem atualmente a maior igreja batista da região sisaleira.
A Igreja de Queimadas conta com um ponto de pregação no bairro Alto da Jacobina e outro na vila de Nordestina( dados de 1983).
O novo templo batiswta de queimadas, situado á praça Barão do Rio Branco, foi inaugurado entre 1966/67. Os crentes atuam no setor de evangelização e também no campo sócio-material. Organizam-se em grupos, assim discriminados: Mensageiros do rei ( constituído por adolescentes femininos); Embaixadores do Rei ( adolescentes masculinos) e Sociedades formadas por senhoras que, através de grupos sociais e evangélicos, ajudam a famílias carentes (dados de 1983).

Fonte: ( Nonato Marques. Santo Antônio das Queimadas. pag. 173)


                               Foto de Batizado Protestante, no Rio Itapicuru em 1920.

Nenhum comentário:

Postar um comentário