quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FAZENDA MORRINHOS

Foto: Lavadeira de cara branca. Faz. Morrinhos.( Sergio Cedraz)


RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL FAZENDA MORRINHOS

Inicialmente REFÚGIO DE ANIMAIS SILVESTRES, reconhecido pelo extinto IBDF, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - através da Portaria nº 247/P de 04/06/1984 - Processo IBDF-DE/BA nº 1.650/84, a RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL FAZENDA MORRINHOS, foi criada pela Portaria do IBAMA nº 71 de 20/09/2006 com base no Decreto nº 98.914 de 31/01/90, publicada no Diário Oficial da União, nº 182, de 21 de setembro de 2006, secção 1, página 109.Detalhe do tipo de vegetação da Reserva.

Localizada no semi-árido do nordeste da Bahia, situada no Distrito de Cel. Borges, antigo Riacho da Onça, município de Queimadas - Bahia - Brasil, distante 300Km da cidade do Salvador, Capital do Estado da Bahia e 25 Km da sede do município de Queimadas. Região inserida no polígono das secas nordestinas, sofre ano a ano os efeitos das estiagens. Não há regularidade na precipitação pluviométrica. A média é 600mm ao ano, variando de 191mm à 1.180mm. Mesmo com as intempéries da natureza, a caatinga é dona de uma vida sem limite. Busca, dentro do seu contexto os meios de sobrevida que, infelizmente, por razão do desmatamento, vêm perdendo os seus recursos.


 Cabeça de Frade (Melocactus zehntneri) Fazenda Morrinhos, Queimadas, Sertão, Nordeste, Bahia, Brasil.  Foto: Sérgio Cedraz

Fonte: http://www.sergiocedraz.com.br/Fotografo/paisagens/cacto-rocha-sertao-queimadas-bahia-brasil-581.html#joomimg



É formada de uma vegetação baixa, porém resistente, onde na época da seca perdem as fôlhas parecendo que tudo se acabou. No entanto, revitaliza-se com as chuvas que ocorrem em maior intensidade entre os meses de dezembro à fevereiro, fazendo do meio-ambiente da caatinga um espaço sem medida para a vida. A riqueza da flora vem com uma grande variedade de bromélias e cactos, servindo como reserva de alimento e água para os animais na época das secas. A caatinga cheira quando nas trovoadas. Cheira o alecrim junto com o cheiro do verde que brota de tudo que parecia não mais existir. Ver e viver a caatinga se faz em qualquer época do ano. Tanto na seca quanto nas chuvas ela é bela. Bela na forma, no volume, na cor, na textura enfim, no contexto do espaço do semi-árido nordestino. Rica na fauna e na flora, mas carente de políticas conservacionistas e sociais. Na Reserva vem sendo desenvolvidos trabalhos conservacionista com a fauna e a flora desde antes da sua criação, onde vem sendo obtido sucessos.

A fazenda Morrinhos, é de propriedade do Sr. José Juracy Pereira.

Fonte: http://www.rppnmorrinhos.arq.br/reserva.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário