quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ENERGIA ELÉTRICA

                         Foto: Antiga Usina elétrica movida a motor a diesel na rua Alan Kardec.


COOPERATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA DA CIDADE DE QUEIMADAS

Em 2 de agosto de 1942, foi fundada a Cooperativa de Energia Elétrica da Cidade de Queimadas, cujo objetivo principal era o de instalar uma usina geradora de eletricidade movida a gasogênio para fornecimento de energia elétrica aos associados, aos serviços de iluminação pública de sua sede e aos estabelecimentos públicos. Foram os seguintes os sócios-fundadores da Cooperativa:

Antonio Oliveira, Francisco de Oliveira Moura, Umbelino Joaquim de Santana, Martinho Santana, Juvenal Fernandes Silva, José de Oliveira Costa, André martins da Silva, Hemeterio Ferreira de Gois, Cícero Ribeiro Fernandes, José Ribeiro Pedreira, Maynard José de Sousa, Manoel Marques da Silva, Agenor Marcelino Araujo, Argemiro Carlos de Araujo, Antonio Nascimento dos Santos, José Francisco do Nascimento, Antonio Marques da Silva, Hildebrando Vieira de Araujo, Bento Coelho Souza, João Lantyer de Araújo Cajahyba, José Bezerra Filho, João Graciliano de Queiroz, Dr. Reinaldo Vicente de Sales, Osvaldo Lantyer de Araújo Cajahyba, Cícero Campos, Deusdedith Barbosa de Souza, Hermínio Ferreira de Araujo, Alberto Abreu, João Maurício de Andrade, Jeconias Lopes da Cunha, Luiz Sant'Anna, Francisco Rodrigues, Maria Damasceno Miranda, Synesio Moura e Silva, Joel Dias da Silva, João Luiz de Araújo, Pedro Moreira da Fonseca, Archias Souza, Antonio Ignácio de Araujo, João Afonso da Silva, Sancho Santos, Avelina Silva, Hermogenes Gonçalves Primo, Abílio Belo da Silva, Antonio Simões Esteves, Dr. Zenon Campos, Bernardo Lino da Costa, Antonio Francisco da Silva, Antonio Pimentel, Pedro Andrade, José Terranova Filho, Elias Marques da Silva, Durval Marques e Firmino Araújo.

Foi eleito primeiro presidente da Cooperativa, Antonio Nascimento dos Santos, então prefeito do Município. O Regimento Interno da entidade foi aprovado em sessão da Assembléia Geral realizada em 15 de novembro de 1942. Foi a Primeira Cooperativa no gênero instalada no Estado da Bahia, tendo servido de modelo para outras que se fundaram com amesma finalidade.
Sancho Santos, jornalista e um apaixonado pela sua terra natal, em notas enviadas para este livro recorda o evento. Segundo ele, Antonio Nascimento dos Santos (na intimidade tratado por Maninho) estava realmente com a idéia fixa de implantar um serviço de energia elétrica em Queimadas e, para isso, se dispunha a transpor todos os obstáculos. Acontece, porém, que o problema era muito complexo e o município não tinha recursos para fazer face ao empreendimento pretendido. Na busca de uma solução para o problema, surgiu a sugestão de se criar uma cooperativa, Diz Sancho Santos: a sugestão foi aceita por unanimidade de votos dos presentes à primeira reunião que para este fim fora realizada. A primeira inscrição de quotas foi muito baixa, o que provocou outra reunião com a finalidade de aumentar o capital. Ninguém se recusou, mas mesmo assim, o montante não era o bastante para tamanho empreendimento. A prefeitura muito pobre quase nada podia fazer. O que havia era boa vontade de todos. E assim as dificuldades foram superadas e o serviço de energia elétrica foi implantado, tendo sido a respectiva inauguração um dos acontecimentos sociais mais importantes na vida de Queimadas.


Fonte: ( Nonato marques. Santo antonio das Queimadas. pag. 226/27 )



 
A energia elétrica foi inaugurada em Queimadas na Gestão de João Ferreira da Cruz (1976-1983).

Nenhum comentário:

Postar um comentário