terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RUI BARBOSA EM QUEIMADAS- 1919.

                             Foto: Cartaz de campanha presidencial de Ruy Barbosa em 1919.


A passagem de Ruy Barbosa por Queimadas em campanha presidencial de 1919

No dia quatro de dezembro de 1919 havia uma grande expectativa na pequena vila de Queimadas. O povo se aglomerava na Estação da Estrada de Ferro aguardando o trem que conduzia o Conselheiro Ruy Barbosa na sua viagem triunfal ao sertão baiano.
Quando o comboio se aproximou vagarosamente da Estação, os foguetes espocaram e ouviram-se vivas entusiásticas. Ruy Barbosa saltou por entre palmas, acompanhado de políticos da sua comitiva, tendo sido saudado por uma garota de quinze anos : Maria de Lourdes Nonato Marques, filha do Cel. Elias Marques da Silva, ruísta exaltado. Após os discurso foi-lhe oferecida uma linda corbelhe . Em nome de Ruy, agradeceu a homenagem o Dr. Simões Filho que, por muitos anos, foi político influente na região.
O que de mais significativo houve nesta passagem do grande brasileiro pelo município de Queimadas foi a original homenagem que lhe prestaram os vaqueiros em Itiúba. Naquela época Itiúba era distrito e fazia parte do território do Município de Queimadas, do qual se desmembrou em 1931. Pela primeira vez, Ruy estava vendo de perto o vaqueiro do sertão baiano e sobre esse episódio falaria pouco mais tarde, precisamente no dia 19 de dezembro daquele mesmo ano de 1919, na conferência que pronunciara na cidade de Nazaré das Farinhas. Nela começara se referindo ao sertão que acabara de visitar e ver pela primeira e única vez na sua histórica jornada pelo interior da Bahia em campanha política. Disse ele então, no exórdio, ao tratar do “ Sertão” que os seus olhos viram quando da sua passagem por Queimadas, demanda a Senhor do Bonfim, último ponto da sua excursão.

“ A extensão em que percorri, conquanto limitada, mostrou-me todo o seu quadro; e esse quadro se me antolha o de um vasto Calvário, onde agoniza uma raça excruciada por ignóbeis algozes. Nessa raça pôs Deus um reservatório de energias assombrosas. Para as admirar, não era preciso ver, como eu vi, desfilar em cargas soberbas os vaqueiros da Itiúba, os nossos centauros, os gaúchos do Norte, vencendo a planura dos taboleiros com o mesmo desembaraço que vencem as brenhas da selva arranhada”.
(Ruy Barbosa)

Fonte: (Nonato Marques. Santo Antônio das Queimadas. Pag. 218/219)

Nenhum comentário:

Postar um comentário