terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RELIGIÃO

                               FOTO: IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DAS QUEIMADAS.


Religião

A população de Queimadas é predominantemente católica. O padroeiro da cidade é Santo Antônio.
Erecta em Matriz a capela de Santo Antônio das Queimadas - por força da Lei nº 168, de 19 de maio de 1842 - foi desmembrada da Freguesia de Sant'Ana do Tucano, da qual era filial. A nova freguesia, então criada, passou a pertencer à Vila Nova da Rainha. Essas freguesias eram administradas pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia até o ano de 1933, quando foi criada a Diocese de Senhor do Bonfim, a cuja jurisdição se acham, atualmente, subordinadas.

Fonte: (Nonato Marques. Santo Antônio das Queimadas. pag. 159)


                  FOTO: CAPELA DE SÃO TIAGO DAS MARCAS- ALTO DA JACOBINA.


IGREJAS E CAPELAS

Além da tradicional Igreja de Santo Antônio - a secular Matriz - há na cidade, a Capelinha de São José, pequenina, porém bastante reverenciada pelos fiéis.
Há também, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a que mais se destaca por ter sido edificada bem no centro da cidade. Em 1952 essa igreja foi totalmente remodelada e reconstruída, de acordo com planta e orientação técnica do arquiteto Arlindo Paiva que, infelizmente, faleceu repentinamente antes das conclusões das obras. A inauguração deste templo foi feita com toda solenidade, com a presença do Governador do Estado, Dr. Régis Pacheco Pereira, altas autoridades civis e eclesiásticas, sendo, na ocasião, vigário da freguesia, o Padre Zacarias Mattogrosso que, por muitos anos, ali exerceu o seu sacerdócio.
As demais capelas localizam-se: a de São José, em Nordestina; a de São João, no Riacho da Onça; a de Nosso Senhor do Bonfim, na fazenda Curralinho; a de Nossa Senhora das Dores, no povoado do Espanta Gado, as capelas de Senhor do Bonfim e Nossa Senhora das Dores na fazenda Umburanas; e, em Rio do Peixe, há também uma capela.

Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag.164.

No texto acima, Nonato Marques faz referência à capela São José, de Nordestina- Bahia, como pertencente à Queimadas, porque até a data da publicação de seu livro: "Santo Antônio das Queimadas", em 1984, essa cidade ainda não tinha conseguido sua emancipação política, que só veio ocorrer no dia 9 de maio de 1985, quando o então governador da Bahia, João Durval Carneiro, assinou a Lei nº 4.449 criando oficialmente o Município de Nordestina.
Outra informação que não aparece nos dados de Nonato, é a respeito da recente Capela de São Tiago (foto), localizada no Bairro do Alto da Jacobina, bastante frequentada por católicos da localidade.



  Capela de Nossa Senhora das Dores, Povoado de Lagoinha- Feira do Pau- Queimadas- Bahia.
Foto: Judith Gomes.



Foto:  Igreja de Nossa Senhora do Rosário ( Igreja Matriz), foi consctruída em 1920, para substituir à antiga igreja da Vila de Queimadas que foi destruída pela grande enchente de 1911. Essa igreja foi amplamente modificada e reinaugurada em 1952, com a estrutura que se apresenta na foto. Durante os anos, o templo passou por várias reformas estruturais apresentando-se hoje completamente transformado do seu padrão original...

2 comentários:

  1. Pessoalmente, cultivo uma grande devoção espiritual pela antiga Igreja de Santo Antonio das Queimadas na saída para Cansanção. Cercado por uma população periférica representativa da cidade de Queimadas - que devia receber especial atenção por parte do Estado - esse velho Templo histórico é um importante monumento Cristão Católico naquela parte do sertão baiano. Esse templo teve um papel relevante durante a Guerra de Canudos, acolhendo a muitas almas flageladas pela guerra. O escritor Euclides da Cunha em sua obra prima OS SERTÕES, dedica páginas e letras magníficas a essa antiga Igreja. E Euclides da Cunha se dizia ateu. Eu que me tornei extremamente místico peregrinando por esse imenso Sertão de Canudos, devoto uma enorme afeição ao patrimônio sacro de Queimadas.

    José Plínio de Oliveira
    (Serrinha-Bahia)

    ResponderExcluir
  2. Pe Zacarias Cerqueira Mato-Grosso era Maragogipano, de ilustre família, tinha por tio Monsenhor Adolfo José da Costa Cerqueira,Cônego Riberto Jose da Costa Cerqueira e Galdêncio José da Costa Cerqueira,seu irmão também padre Antônio Carlos Cerqueira Mato-Grosso

    ResponderExcluir