terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A PROCISSÃO DE SANTO ANTÔNIO

                         Foto: Procissão de Santo Antônio em 2009 por Jonathan Thomas.

A PROCISSÃO

É um ato religioso que encerra o ciclo das festas dedicadas a Santo Antônio. A imagem desce da igreja da suave colina que domina o panorama inteiro da cidade e, com grande acompanhamento, percorre as ruas principais em seu andor enfeitado, conduzido por autoridades e devotos, aos sons de cânticos de glória e de músicas escolhidas da filarmônica que fecha o sacro cortejo.
O encerramento litúrgico ocorre com a benção que é dada na igreja nova, no centro da cidade.
À noite, há o tradicional baile nos salões do Recreio Clube, onde se reúne toda a sociedade local que se confraterniza com os visitantes.

Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag. 164.



Atualmente, a tradicional procissão de Santo Antônio, ainda se configura como um importante evento regioso, porém, houve uma modificação, no que se refere à saída, que Nonato citou como ocorrida da Igreja de Santo Antonio, percorrendo as ruas da cidade, até o seu encerramento na Igreja Matriz. Observa-se atualmente um movimento inverso: a concentração ocorre na Igreja central (Matriz), e após percorrer as principais ruas da cidade, sobe a colina sagrada com destino à secular Igreja de Santo Antônio das Queimadas, acompanhada por centenas de fiéis.
O tradicional baile de 13 de junho, citado por Nonato, não mais existe, assim como tantos outros que aconteciam no Recreio Clube de Queimadas, hoje relembrados com saudosismo por moradores da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário