terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PARTEIRAS

    Foto: Capa do vídeo-documentário que serviu de TCC do curso de Jornalismo,na Faculdade 2 de Julho - Salvador Bahia, produzido por Liriane Lírio, em homenagem à saudosa Sinforosa Lírio.


PARTEIRAS

As parteiras ou aparadeiras sempre foram pessoas respeitadas e reverenciadas na comunidade. As mais antigas de que se tem lembrança foram as velhas Quintina e Ciriaca. Prestativas e habilidosas, ajudavam a vir ao mundo muitas gerações de queimadenses. A mais popular, a mais famosa de todas foi, sem dúvida alguma, dona Sinforosa Lírio que pelo prestígio próprio em decorrência da sua atividade benemérita, exerceu em várias legislaturas a vereança no município. Bateu o record de crianças aparadas, desde que iniciou a sua missão no ano de 1933 quando, a 6 de agosto, veio ao mundo por suas mãos um criança que recebeu o nome de Raimunda Lopes. Daí por diante fez do seu trabalho um verdadeiro sacerdócio, sendo que o milésimo parto a que assistiu foi de um menino, a quem a mãe, em homenagem à velha e boa parteira, deu o nome de José Mil. Ao falecer, em junho de 1968, registrados estavam 4.279 partos por ela feitos.

Fonte: Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag. 201.


A sua filha Raimunda Lírio, deus continuidade so trabalhos de apartar crianças, tendo parado há poucos anos esses serviços.






3 comentários:

  1. Eu,Ednaldo Araújo,mais conhecido pelo meu nome artistico( EDYJÔ ),nasci na rua São José em Queimadas,em 1948 e me orgulho de ter nascido pelas mãos santas de Mãe Sinforosa,de quem nunca esquecerei!Um beijo no coraão de su'alma!Quanta saudade!!! Edyjô

    ResponderExcluir
  2. Este foi um lindo trabalho de TCC desenvolvido por JIRLENE PINHEIRO E LIRIANE LÍRIO.
    Adorei fazer este trabalho em conjunto de minha amiga da Faculdade 2 de Julho a Liriane Lírio, onde falamos sobre uma pessoa iluminada e adorada na cidade de Queimadas.
    Agradeço novamente ao Prefeito em gestão na época Sr. Sergio Carneiro, que apoiou este trabalho educacional de vital importância para a cidade de Queimadas, por se tratar de uma pessoa que fez parte do crescimento da cidade.
    Sou eternamente grata a minha amiga Liriane Lírio pelo convite e a todos que de alguma forma colaborou no projeto.
    Eu adoro a historia de nossa linda Sinforosa Lírio, assim como todas as histórias de nosso Grande Sertão! adoro o povo
    desta nossa região pelo humanismo, simplicidade e aquele brilho no olhar que ilumina a todos que reparam.
    Um abraço ao povo de Queimadas.
    Aqui quem vós fala, uma simples alma que nasceu em Retirolândia! Deus ilumine a todos!
    Jil Pinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir