terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O PRIMEIRO ORÇAMENTO

                               Foto: Aspecto interno da Cãmara de Vereadores atual.

O PRIMEIRO ORÇAMENTO

Instalado o município e empossada a Câmara, as primeiras providências foram sendo logo tomadas para permitir o necessário funcionamento da nova unidade administrativa.
Em sessão de 12 de agosto de 1887, a Câmara aprova por unanimidade o projeto que lhe fora submetido pela Comissão de Orçamento. Desse ato extraímos os seguintes elementos:

A Camara de Villa Bella de Santo Antonio das Queimadas dispenderá: com o Secretário cem mil reis; com o Procurador sessenta mil reis; com o Fiscal de Itiuba vinte e cinco mil reis; com o Porteiro vinte e cinco mil reis; com a casa destinada as sessões desta Camara cem mil reis anuais; com expediente, jury, eleições, judiciario e agoa e luz para os presos, eventuais cento e cincoenta mil reis. A mesma Camara arrecadará: oitocentos e vinte reis por cada res abatida para consumo; trezentos e vinte reis de gado suino ou lanígero, caprino abatido para o consumo; dez reis por litro de líquido espirituoso; cem reis por barrica de farinha de trigo importada; dois mil reis por cada casa de negocio; dois mil reis por titulo de escrivão de Paz...

Não encontramos a continuação deste documento, que deve ter se extraviado. A parte que conseguimos obter no Arquivo Público da Bahia e que transcrevemos valerá , entretanto, como curiosidade histórica.

Fonte: ( Nonato Marques. Santo Antônio das Queimadas. pag. 26 )




Nenhum comentário:

Postar um comentário