terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O MUNICÍPIO E A REPÚBLICA - PRIMEIRAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.

                     Foto: Portal no Contorno da entrada da cidade de Queimadas- Bahia.


O MUNICÍPIO E A REPÚBLICA - PRIMEIRAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.

O município contava, apenas, pouco mais de dois anos de instalado ( 20.07.1887), quando foi proclamada a República. O novo regime haveria de operar profundas transformações na vida do País. O evento teria de repercutir - como de fato aconteceu - em todos os recantos do território nacional, por mais recônditos que fossem, como ocorreu na Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas que, tomando conhecimento do grande acontecimento histórico, comemorou-o condignamente, unindo-se autoridades e povo nas demonstrações de júbilo, que culminaram numa concorrida sessão extraordinária da Cãmara Municipal que realizou no dia 24 de novembro de 1889 e da qual se lavrou a seguinte ata:

Aos vinte quatro dias do mez de Novembro de mil oitocentos e oitenta e nove, reunidos o Presidente Capitão Pedro Barreto de Araujo, e os Vereadores Coronel José Felix Barreto, Tenente João Antônio da Silva, Felippe Gomes da Silva, Luiz Ferreira França e Capitão Tiburcio Simões Villas-Bôas, o Senhor Presidente declarou aberta a sessão e disse que achando-se gravemente enfermo o Secretário desta Camara Miguel Vieira de Barros, propunha para ser nomeado interinamente o cidadão Francisco Lantyer de Araujo Cajahyba, o que sendo approvado tomou posse o nomeado depois de prestar o juramento de estylo.
Em seguida o Senhor Presidente decarou que achando-se proclamada a República no Brazil e constituído Governo Provisório, propunha que esta Municipalidade, interpretando os justos sentimentos dos municipes, prestasse franca adesão ao novo Governo, do qual o povo brazileiro confiadamente espera reaes serviços à Pátria. Sendo a proposta do senhor Presidente unanimemente approvada, calorosamente aplaudida pela população desta Villa, que assistia a esta sessão, o Senhor Vereador Tenente João Antônio da Silva, usando a palavra, propoz que se extrahisse uma copia e remettesse ao distincto cidadão que se acha investido do alto vargo de Governador deste estado da Bahia. Finalmente o senhor Presidente ergueu vivas a Republica brazileira, no qual foi enthusiasticamente correspondido pela Camara e pelo povo. E nada mais havendo a tratar o Senhor Presidente encerrou a presente sessão.
Eu Francisco lantyer de Araujo Cajhayba, secretário interino da Camara Municipal, o escrevi a assigno.
Pedro Barretto de Araujo
José Felix Barretto
Felippe Gomes da Silva
Luiz Ferreira França
Tiburcio Simões Villas-Bôas

Em consequência da nova ordem política que se instalara no país em 15 de novembro de 1889, foi dissolvida a antiga Câmara, por ato de 12 de fevereiro de 1890, sendo nomeado o primeiro Conselho Municipal que ficou assim constituído: Intendente, o Doutor Altamarindo Avelino Pereira Duarte; Conselheiros Municipais, Doutor Antonio Lopes da Silva Lima, Abílio José Ferreira, Victorino Procópio da Silva, José Bento de mattos, Antonio Pinto de Azevedo e Minervino José de Oliveira, os quais foram empossados com as formalidades legais.
Este Conselho celebrou a sua primeira sessão no dia 16 de março do mesmo ano, sob a presidência do Intendente, ocupando-se da eleição das comissões permanentes, que foram devidamente constituídas.
As primeiras eleiçoes para os cargos de Intendente e Conselheiros Municipais do município de Queimadas foram realizadas em 12 de janeiro de 1883, tendo sido eleitos os seguintes cidadãos: intendente, Trietre Ferreira de Carvalho, Conselheiros, Abílio José Ferreira, Manoel da Costa Lemos, Antonio Lisboa de Senna Ferreira, Cyrino Marques da Silva, Manoel Pereira de Carvalho, Francisco Rosa de Oliveira e Luiz Pereira da Silva.
a 24 de fevereiro deste mesmo ano de 1893, este Conselho e o Intendente foram empossados.

Fonte:( Nonato Marques. Santo Antônio das Queimadas. pag.34/35 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário