terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FILARMÔNICAS

                                Foto: Sociedade Lyra Queimadense, ano 1915.

FILARMÔNICAS

Existiram em Queimadas, no começo do século, duas Filarmônicas: a Lyra Queimadense e a União Recreativa. Não conseguimos saber, ao certo, a data exata da fundação de cada uma delas. Sabemos, entretanto, que começaram a funcionar na vila antiga, vulgarmente chamada Rua Velha, destruída pela enchente de 1911.
Essas duas sociedades musicais eram rivais entre si e entre elas preponderavam divergências políticas municipais. Quem era da Lyra não se afinava com o pessoal da União Recreativa e as preferências da sociedade local se dividiram entre as duas entidades. E esse sentimento era tão forte que se manifestava até nos trajes nos dias de festa: as moças, adeptas da Lyra, se trajavam de verde e branco, e as da União de vermelho e branco. Os homens ostentavam distintivos com as cores preferidas.
As filarmônicas alegravam a vida parada da localidade com seus ensaios, com as suas retretas, com os seus desafios e com as suas disputas nos desfiles que faziam em dias e momentos solenes. De ambas saíram bons músicos que se salientaram, também em outras paragens. Dentre estes, destacaram-se Vianinha que regeu filarmônicas em Santaluz, Serrinha, Alagoinhas e se transferindo para São Paulo e ali continuou a cultivar a arte magnifica e que tanto se devotara. Antônio Gonzaga, um verdadeiro talento musical que o meio e época em que viveu não permitiram que granjeasse a notoriedade a que fazia jus. Era compositor, músico e regente dos mais brilhantes. Regeu filarmônicas em Queimadas; Serrinha; Alagoinhas, além de ter sido músico militar em Aracaju durante vários anos. As composições de Gonzaga, belas e muitas delas avançadas para a época em que foram escritas, deveriam ser coligadas e incorporadas ao patrimônio artístico do município.
Outros músicos se salientaram nessas duas filarmônicas: Amphilóphio Teixeira, João Nascimento, Jonas e Possidônio de Matos, Henrique Rosa, Vital Cruz ( Landi), Manoel Amâncio de Sousa, Sinfrônio Lírio, Oscar, Euláli, Sobral, Bina etc. Essas duas filarmônicas funcionaram até 1918, quando, praticamente, se extinguiram.


     Filarmônica Recreio Queimadense, sob a presidência do Sr. Hermógenes Primo. Anos 60.




RECREIO QUEIMADENSE

A Sociedade Filarmônica Recreio Queimadense surgiu precisamente em janeiro de 1925. No ano anterior, de 1924, a euforia era geral devido às boas safras obtidas. Isso motivou um alto negociante local, Durval Marques da Silva, de tradicional família do município, a criar uma banda de música de Queimadas, aproveitando os instrumentos ainda válidos das antigas filarmônicas extintas, Lyra Queimadense e União Recreativa, bem como os músicos remanescentes que ainda se encontravam na vila. a idéia inicial partiu de José Francisco do Nascimento, Tabelião e um apaixonado até a morte por esse tipo de organização musical.
A idéia foi, de pronto aceita e, ato contínuo, convocada uma grande reunião, a qual compareceram os cidadãos de maior projeção da terra. Marcada a eleição da Diretoria foi, na oportunidade, escolhido o nome de "Recreio Queimadense" para a nova filarmônica, tendo sido Durval Marques da Silva o seu primeiro presidente por sufrágio unânime dos presentes. Isaías Gonçalves de Amy, funcionário da estrada-de-ferro, foi convidado a reger a banda. Posteriormente esta estava sob a regência de Antônio Gonzaga.
A " Recreio Queimadense" marcou época na crônica musical de Queimadas pela brilhante atuação que teve durante o primeiro período de sua existência.
Depois de muitos anos de sucesso, a banda voltou à atividade e, nos anos 80, participou da vida social da cidade e das cidades vizinhas, onde comparecia, quando convidada, para abrilhantar festas religiosas populares.

Fonte: ( Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag.208/209/210 )

Atualmente, apesar de todos os problemas enfrentados, para o seu funcionamento, a filarmônica de Queimadas, ainda permanece viva, devido a perseverança de um grupo de jovens que se esforçam para mantê-la.




 HARPA DE OURO

Por iniciativa de João Nascimento foi organizada no começo da década de 20 uma orquestra de moças, dela fazendo parte, dentre outras, Alice Rego, Joaninha e Maninha Miranda, Dadá e Clarice. A Harpa de Ouro animou muitas festas locais, tocando em casas de família, em comemorações, aniversários, casamentos e batizados, como era de costume na época.

Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag. 210.













Um comentário:

  1. Meu nome é Antônio, moro no Rio de Janeiro e o motivo pelo qual estou escrevendo é por causa de um de seus membros, Fábio da Silva Costa, é porque perdi seu contato há dias e queria ter notícias dele, pois somos amigos há vários anos e estou preocupado com seu desparecimento repentino. Caso se puderem me envias notícias meu zap é 21 999964909, muito obrigado...

    ResponderExcluir