terça-feira, 31 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO

           Foto: Professora Maria de Lourdes Nonato Marques Cajahyba e o Sr. João Lantyer.

EDUCAÇÃO

É difícil determinar, por falta de elementos, quando teve início em Queimadas a criação das primeiras escolas públicas ou particulares para ministrarem educação primária. Há, entretanto, um documento bastante antigo, datado de 20 de fevereiro de 1864, da Diretoria Geral de Estudos da Bahia, assinado pelo Secretário Antônio Américo Barbosa de Oliveira, que trata da relação das cadeiras que, tendo sido supressas, ainda não haviam sido restabelecidas como dispunha o art. 3º da Lei 868, constando dentre elas, uma de sexo masculino, em Santo Antônio das Queimadas. Há notícias de que, no começo do século, o município da Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas - que compreendia os então distritos de Itiúba e Santa Luzia - contava com seis escolas públicas, certamente distribuídas por essas localidades.
Nas primeiras décadas deste século, só existem em Queimadas duas escolas públicas estaduais: uma do sexo masculino e outra do sexo feminino. Naquele tempo não existiam escolas mistas. Havia separação dos sexos. Dentre os professores que ensinaram naquela época, há reminiscências de José Villarino Nonato Borges, de Rosalina Batista do Patrocínio, de Nazinha, de Áurea Dias e de Áurea Ferreira da Silva. A professora Júlia Soares regeu por vários anos a escola do sexo masculino, enquanto a professora Dulce Côrtes - esposa do Cel. Emydio Gonçalves Côrtes, então político de influência local - era titular da escola do sexo feminino. Posteriormente, essas duas escolas foram regidas pelas professoras Presciliana América dos Santos Souza e Maria José de Brito Costa. E assim permaneceu esta situação até que no começo da década de 30, a professora Maria de Lourdes Nonato Marques Cajahyba, foi nomeada adjunta da Escola Ruy Barbosa, passando logo depois, a regente da recém-criada Escola Monsenhor Elpidio Tapiranga.
Exerceram, também, o magistério em Queimadas, as professoras Elevina Rocha e Claudionora Noblat dos Santos, ambas, inicialmente, no povoado de Coxos, em épocas diferentes.
Houve, nos primórdios da vida municipal, algumas escolas particulares que visavam suprir a falta ou deficiência - quantitativa das escolas estaduais. Dentre elas, a do professor Wanwerley Simões de Oliveira, que exerceu também, a intendência no quatriênio de 1904/1907; a do padre Antônio Pimenta e a de Elias Simões. Merece destaque, por ter sido a mais atuante, a escola de D. Enedina Simões ( D. Maninha) que funcionou ininterruptamente durante quase duas décadas, prestando bons serviços à comunidade queimadense. Outras escolas particulares devem ter existido ao longo desses cem anos, mas delas não tivemos nenhuma informação.
No interior do município era comum, naqueles velhos tempos professores leigos serem contratados, com direito a casa e comida, para ensinar em fazendas onde permaneciam até que os alunos aprendessem a ler, escrever e contar, embora a maioria só conseguisse assinar o nome e a fazer garatujas. Mesmo assim, foram bastante úteis esses mestres-escolas ambulantes, pois os alunos mais aplicados aprendiam sempre alguma coisa que depois aperfeiçoavam na prática.

( Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag.178/79 )



     Foto: Antiga Mestra, professora Cecy Souza, grande ícone histórico da educação de Santo Antônio das   Queimadas, em escola no Chalet anos 20.





                               Foto: Escolas Reunidas Santa Bernadete em 2009.

ESCOLAS REUNIDAS SANTA BERNADETE

No ano de 1948, foi inaugurado o primeiro prédio escolar de Queimadas que é até hoje denominado: Escolas Reunidas Santa Bernadete, sendo a sua primeira diretora a prof. Maria Sequana Assunção.
Em 1959 foi nomeada Diretora das Escolas Reunidas a prof. Heidé Miranda Cruz.
Em 1960 foi nomeada diretora das Escolas Reunidas a prof. Isabel sales de Oliveira.
Em 1973 foi nomeada diretora das Escolas Reunidas a prof. Terezinha Carolina de Andrade- em 1975 foi nomeada vice-diretora a prof. Dinair Torres de Souza e Reis.

PROFESSORAS DE 1950/1959

Hildete de Freitas Lantyer
Elita Marques
Maria Bernadete de Lourdes Lantyer
Eleuzina Santana
Walkiria Vargas Leal
Alice Melo Fonseca
Maristela Araujo
Diva de Souza Terra Nova
Ivanir Lantyer da Silva
Josete de Brito Costa
Maria Stela de Brito Costa
Maria Aurí Coelho de Araujo
Antonina Alves Rego

DELEGADAS ESCOLARES

Haidé Miranda Cruz
Maria Aurí Coelho de Araujo

PROFESSORAS DE 1960/1969

Hildete de Freitas Lantyer
Eleuzina Santana
Walkiria Vargas Leal
Rachel Maria Cajahyba Oliveira
Selma Marques da Silva
Isabel Cordeiro Ferreira de Souza
Terezinha Carolina de Andrade
Maria Stela Brito Costa
Maria do Socorro Moura
Wilma Pedreira Costa
Josete de Brito Costa
Neide de Lourdes Lantyer Duarte
Sonia Maria Silva
Belanizia Marques da Silva
Sinalva Maria Gomes

INSPETORES

Renato B. Valverde
Carlos Corsino de Souza

DELEGADA ESCOLAR

Elita Marques

PROFESSORAS DE 1970/1979

Walkiria Vargas Santana
Terezinha Carolina de Andrade
Ivanir Lantyer da Silva
Rachel Maria Cajahyba de Oliveira
Maria Stela de Brito Costa
Maria do Socorro Moura
Wilma Pedreira Costa
Selma Marques da Silva
Isabel Cordeiro Ferreira de Souza
Josete de Brito Costa
Eleuzina Santana de Araujo
Neide de Lourdes Lantyer Duarte
Sonia Maria Silva
Belanisia Marques da Silva
Sinalva Maria Gomes
Marileide Souza Santana
Cleyde Araujo Guimarães
Nair Soares Nascimento
Celeste Maria Silva
Elenice Gomes da Costa
Maria Bernadete Goes dos Santos
Elenice Costa Rios

DELEGADA ESCOLAR

Ivanir Lantyer da Silva

PROFESSORAS DE 1980/1983

Prevalece o mesmo quadro anterior acrescido das seguintes professoras:

Maria Lúcia Andrade
Judith Moreira de Souza
Vera Lúcia Pinto Silva
Ione Rodrigues dos Santos
Marluce Santana da Silva
Solange Mirtes Andrade
Mariluce Ferreira da Silva
Rita de Cássia Salles Miranda
Ginai da Silva Bezerra de Araujo

( Fonte: Nonato Marques. Santo Antônio das Queimadas. pag.181/82/83/84)


                                               Foto: Dr. Elzio Ferreira de Souza


MOVIMENTO PRECURSOR DO ENSINO SECUNDÁRIO EM QUEIMADAS

Em 1955 um grupo de pessoas esclarecidas se propõe a dar consequências práticas à idéia nascente da fundação de uma escola secundária em Queimadas. À frente desse grupo se encontravam o Dr. Elzio Ferreira de Souza (foto) e o Dr. José Abreu Filho, respectivamente primeiro Promotor Público e primeiro Juiz de Direito da então recém-criada Comarca, os quais, como precursores e líderes da idéia, convocaram toda a comunidade, poderes públicos, autoridades e comerciantes para darem apoio e colaboração à iniciativa que culminaria na criação de uma entidade civil, sem fins lucrativos, instalada no dia 7 de setembro de 1955 e denominada Associação de Educação e Cultura, cujo objetivo principal, contido nos seus estatutos, era o de orientar culturalmente os jovens, de modo a aproveitá-los pelo estudo e pela instrução, despertando-lhes as vocações e preparando-os para um futuro melhor.
No mesmo dia da sua fundação, isto é, 7 de setembro de 1955, elege-se a primeira diretoria da Associação que se empossa no dia 14 do mesmo ano, ficando assim constituída:

PRESIDENTE

Dr. Elzio Ferreira de Souza

VICE-PRESIDENTE

Dr. José Abreu Filho

PRIMEIRO SECRETÁRIO

Dr. Gui Enock Ninck Carteado

SEGUNDO SECRETÁRIO

Dr. João de Souza Guedes

TESOUREIRO

Abimael Marques da Silva

Além dos membros da Diretoria, assinaram a ata os seguintes sócios fundadores: Eduardo Garcia Prieto, Dr. Carlos Sampaio, Dr. Arlindo Borma de Oliveira, Moisés Marques Simões, Deraldo Dias Reis, Esdras Marques da Silva, Sinésio Moura e Silva, Vastir Dias da Silva, Mainart José Lírio Coelho, Itamaty Felipe da Silva, Ester Marques, João Luiz de Araujo, Jerônimo Dias, Valdemir Lantyer, Everaldino Evangelista, José Mauro Oliveira, Rejane Oliveira Sampaio, Elza Bacelar e Carlos Geraldo dos Santos.
Imediatamente se cogita de criar uma escola de segundo grau que recebeu o nome de Escola Comercial José de Alencar. Esta, entretanto, para funcionar precisava de quase tudo: prédio, material didático, organização para o fim que se propunha. Houve, então uma mobilização geral de vontade e esforços.
Para sediar a escola, a prefeitura cedeu um velho prédio que estava ocioso, onde tempos atrás, funcionara o açouge municipal na atual Praça da Bandeira, antigamente chamada praça nova ou rua de cima. O prédio já em ruinas, precisava ser restaurado e, para isso, desencadeou-se um movimento solidário que congregou, no mesmo propósito, professores, pais, alunos e pessoas de boa vontade que meteram mãos à obra, carregando tijolos, pedras, cimento, barro, areia, fazendo doações em materiais e dinheiro. Para conseguir fundos para a continuidade das obras, organizaram-se festivais cinematográficos, festas, teatro amador, livro de ouro, tudo enfim que pudesse ajudar na reconstrução. Afinal em abril de 1958 o prédio é inaugurado solenemente. A fita simbólica é cortada pela professora Cecy Souza, em homenagem à dignidade e modéstia da velha mestra queimadense. A aula inaugural é proferida por Eduardo Garcia Prieto. Assim começou a funcionar a Escola Comercial José de Alencar.
A luta, entretanto, prosseguiria. A escola contava com prédio, material, professores, alunos, mas lhe faltava a oficialização que só veio a ocorrer três anos depois, conforme publicação, no Diário Oficial do Estado de 24 de março de 1958, da portaria que a seguir transcrevemos:

DIRETORIA DO ENSINO COMERCIAL
Portaria nº 191 de 13 de março de 1958

O Diretor do Ensino Comercial do Ministério da Educação e Cultura, no uso das suas atribuições regulamentares e de acordo com o que estabelece a Portaria Ministerial nº 397, de 11 de junho de 1954, resolve conceder o título precário, à Escola Comercial José de Alencar, localizada em Queimadas, Estado da Bahia, autorização para funcionar com o Curso Comercial Básico até o fim do corrente ano letivo. (ass.) Lafayette Belford Garcia - Diretor do Ensino Comercial.
O inspetor da D.E.C., Waldir de Araujo Castro, em ofício de nº 10/58, autoriza o Exame de Admissão, o início das aulas e a prorrogação do período letivo.

PRIMEIRO CORPO DOCENTE

Dr. Elzio Ferreira de Souza
Dr. João de Souza Guedes
Professora Ivanir Lantyer
Professora Dianir Torres
Professora Antonina Alves Rego
Contadora Terezinha Garcia Prieto
Eduardo Garcia Prieto
Dr. Gui Enock Ninck Carteado
Professora Haidè Miranda Cruz

PRIMEIRO CORPO DISCENTE

Abimael Marques da Silva
Antonio Fernandes da Silva
Carlos Geraldo dos Santos
Daniel Marques da Silva
Deraldo Dias Reis
Donato Andrade da Silva
Mainart Lírio Coelho
Itamary Felipe da Silva
Antonia Barbosa de Araujo
Eliezer Dias da Silva
William Brasil de Andrade
Djael Dias da Silva
Esdras Marques da Silva
Everaldino Evangelista Sales
Isaltino Pereira da Hora
José Reinaldo de Araujo
Maria do Socorro Lírio de Souza
Romário Barbosa dos Santos
Humberto Belo da Silva
Silene Silva
Veralúcia Gonsalves Cajahyba
Vivaldino Moura

Em 1961 começaram a surgir as primeiras dificuldades. À Associação de Educação e Cultura começaram a faltar os recursos prometidos pelos poderes públicos, assim, sem meios para prosseguir, a Escola Comercial José de Alencar encerra as suas atividades em 1962. Mas, o ideal que a animara não pereceu. A semente lançada haveria de germinar mais tarde, dois anos depois, exatamente em 1964 quando foi fundado o Ginásio Municipal de Queimadas.

( Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag.187/188/189/190 )


COLÉGIO MUNICIPAL DE QUEIMADAS

O Colégio Municipal de Queimadas, foi criado por força do decreto municipal na administração do Prefeito Analdino Brito e as suas atividades específicas tiveram início em 7 de abril de 1964, data da sua instalação. A autorização para funcionamento foi concedida pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado através de Portaria nº 7.331 de 19 de junho de 1970.
A primeira administração ficou aassim constituída:

Diretora
Ivanir Lantyer da Silva
Vice-Diretora
Maria Stela de Brito Costa
Secretária
Sônia Maria Silva

CORPO DOCENTE


Walkiria Vargas Santana
Ivanir Lantyer da Silva
Sônia Maria Silva
Pe. carlo Gabbannelli
Dr. Osvaldo Bento de Souza
Veralúcia Gonsalves Cajahyba
Francisco Moura

CURSOS NOTURNO E NORMAL

Através da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, Portaria sob nº 998, de 05 de março de 1970, foram criados esses dois cursos que vinham funcionando desde 1968. Esses cursos, especialmente o Normal, vêm prestando relevantes serviços à comunidade queimadense. De 1970 a 1982 foram diplomados 214 alunos que optaram pelo magistério.

CORPO DOCENTE DE 1980/1982

Walkiria Vargas Santana
Ivanir Lantyer da Silva
Sônia Maria Silva
Celeste Maria silva
Sinalva Maria Gomes
Elenice Costa Rios
Elenita Barbosa Gonzaga
Wilson Evangelista dos Santos

CORPO DOCENTE 1983

Celeste Maria Silva
Celeste Maria Viana Pinheiro
Sinalva Maria Gomes
Maria Dolores Oliveira
Laurecí Lirio
Terezinha Carvalho da Silva
Selúcia Silva
Maria das Graças Lantyer Santos
Hildete de Freitas Lantyer
Railda Amaral
Carlos Alberto Lantyer da Silva
Maria do Carmo Nunes

CORPO ADMINISTRATIVO/ 1983

DIRETORA
Ivanir Lantyer da Silva
SECRETÁRIA
Sônia Maria Silva
ASSISTENTE DA DIRETORA
Ione Rodrigues Santos
ASSISTENTE DA SECRETÁRIA
Selúcia Silva

Fonte: (Nonato Marques. Santo Antônio das Queimadas. pag. 191/192)

Foto: Colégio Municipal de Queimadas, década de 80.



   Foto: Professora Ivanir Lantyer - Uma das fundadoras do Colégio Municipal de Queimadas.

 Ex- Prefeito Analdino Brito, fundador do Colégio Municipal de Queimadas e suas irmãs: Edméa, Hilda e Terezinha.



              Foto: Professoras Neuza Lantyer, Rachel Oliveira e Elita Marques Bezerra, no pátio da   Escola Cecy Souza...anos 70


GRUPO ESCOLAR PROFESSORA CECI SOUZA

Realização do Programa Aliança para o Progresso, mediante convênio entre o Estado da Bahia, SUDENE e USAID.
Período de construção: 27/04/66 a 05/04/67

PROFESSORAS DE 1968/1982

Neyde de Lourdes Lantyer Duarte
Wilma Pedreira
Sônia Maria Silva
Ednéa Rodrigues da Silva
Elenice Gomes da Costa
Sinalva Maria Gomes da Silva
Dinalva Marques da Silva
Denise Belo da Silva
Evanice Gomes da Costa
Maria das Mercês Freire Varjão
Ana Maria Santos
Edna Gonçalves Moreira
Terezinha Ferreira da Silva

Em maio de 1968 foram nomeadas Diretora e Vice-Diretora as professoras Rachel Maria Cajhayba Oliveira e Eleuzina Santana de Araujo.
Em setembro de 1979 foram nomeadas Diretora e Vice-Doretora Celeste V. Pinheiro e Sinalva Maria Gomes da Silva.

( Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag. 184/85 )

 

 GRUPO ESCOLAR HILDÉRICO PINHEIRO DE OLIVEIRA

Inaugurado em janeiro de 1971.

PROFESSORAS DE 1971/1983

Djanilda Carneiro da Silva
Dinair Torres de Souza Reis
Josefa Araujo
Belanízia Bezerra
Célia Maria Rios Ferraz
Maria Laciene Barbosa Moreno
Josenice Gomes Coelho
Neusa Silva dos Santos
Maria joseneide Mendes
Veralúcia Gonçalves Amador
Germana Gonçalves Araujo

Em 1971 a professora Aurí Coelho de Souza, então delegada escolar, ficou como responsável pelo Grupo.
Em 1973 foi nomeada Diretora Wilma Pedreira Costa.
Em 1977 foi nomeada a Vice-Diretora Sônia Maria Silva.

( Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag. 186 )


             Foto:  Professora Selúcia Silva...prof. de matemática do Colégio Municipal e hoje Coordenadora do Dep. de Cultura do Município.


GRUPO ESCOLAR PROFESSORA MARIA DE LOURDES NONATO MARQUES CAJAHYBA

Inaugurado em 1976.

PROFESSORAS DE 1977/1983

Nair Soares Nascimento
Denise Belo da Silva
Maria das Mercês Freire Varjão
Izabel de Almeida Sobrinho
Maria do Socorro Soares
Maria Elita
Iara da Silva Morgado Leite
Terezinha Carvalho da Silva

Em 1979 foram nomeadas Diretora a Prof. Elenice Costa Rios e Vice-Diretora a Prof. Neuza de Lourdes Lantyer Batista.
Em 1981 foram nomeadas Diretora a Prof. Celeste Maria Silva e Vice-Diretora a Prof. Nair Soares Nascimento.
De 1977 a 1978 funcionou no prédio deste grupo escolar o Núcleo do HAPROL ( Habilitação de professores leigos), tendo como coordenadora a Prof. Ivanir Lantyer da Silva.

( Nonato Marques, in Santo Antônio das Queimadas. pag.185/86 )



   Foto: Colégio Municipal Domungos Badaró - Distrito do Coronel João Borges ( Riacho da Onça)- Queimadas-Bahia.
Atende com o sistema de ensino Fundamental à comunidade do Riacho da Onça e de seus arredores.


2 comentários:

  1. Olá! Adorei esse blog. Vi um foto antiga do Colégio Municipal de Queimadas, gostaria de saber qual o ano da respectiva foto?

    Vcs poderiam postar alguma foto da professora Sônia? Estou fazendo um trabalho do Ensino de História no CMQ, e gostaria da foto da professora de Históra da década de 70.

    katiabarauna2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria da corpo docente de 1991/200
    Diretores que passaram

    ResponderExcluir